Família

19dez16

Agora está frio. Mas antes de ontem, por volta desse horário, eu estava voltando do churrasco em família. Família do meu pai. Quando cheguei lá, antes de ontem ontem, por volta das sete e meia, minhas duas irmãs me receberam. Meu pai me recebeu também e me exibia, orgulhoso, a todos os presentes, parentes, irmãs, irmãos, vizinhos, amigos, minha avó também estava lá. Eu sentei ao lado dela. Toda hora alguém trazia cerveja para mim. Cerveja é legal – com meus amigos. Mas… Sabe? Eu olhava a todos, observava meus familiares paternos. E naquele movimento deles, aqueles corpos falavam de alguma forma, e eu ficava perguntando a mim mesmo… Aliás, eu ficava pensando: o que eu tinha em comum com aquela tia? E o que aquela minha irmã tinha no rosto que alguém diria que parece com o meu rosto? E meu pai, eu pareço com ele? Ele está quase careca, eu não quero ficar careca (agora meu namorado diria, corrigindo-me: calvície é herdada da mãe). A verdade é que o que eu estava fazendo se tratava, nada mais, nada menos, do que uma tendência de confirmação. Isso é, eu estava tentando interpretar o que eu via de modo a confirmar o que eu queria acreditar. Eu queria acreditar que eu não parecia em nada com eles. É estranho – e até meio vergonhoso, eu diria –, mas aquelas pessoas têm muitos traços que eu meio que repudio. Todos foram amáveis comigo, e, por isso, eu me sinto um pouco mal de dizer isso. Mas é isso. Eu não quero admitir que tenho os traços grosseiros das minhas irmãs, as marcas de expressão do meu pai, ou algo mais que meu cérebro não consegue admitir nesse momento. Família é complicado, né. Mas da minha avó, eu fiquei com tanta pena. ‘Tadinha. Está com Parkinson e mal consegue andar sozinha.  A velhice é tão cruel. Bem mais que a morte. Não sei se quero voltar lá novamente, mas não porque eu não queira revê-los. Talvez porque não quero sentir esse estranho repúdio novamente.

(19/12/2016, 01:04 hrs)
No Responses Yet to “Família”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

